O seguro automóvel é dos mais conhecidos entre nós devido a sua obrigatoriedade legal e um dos ramos que mais prejuízo dá as Seguradoras. Contudo qual é a sua finalidade?
O proprietário de um veículo é o responsável pelo pagamento dos prejuízos que estes possam causar a terceiros. Seja em outros veículos, bens, ou, pessoas. Para proteger os interesses destes terceiros o seguro automóvel é obrigatório, assumindo a Seguradora, em vez do proprietário, o risco de pagar indeminizações aos eventuais lesados.
A falta de Seguro Automóvel do seu veículo, seja, carro, moto, ou, reboque tem consequências graves, como a apreensão do próprio veiculo, o pagamento de uma coima que vai dos 500 € aos 1.500 €, o averbamento de uma contraordenação grave e o proprietário pode ser obrigado ao pagamento total das indemnizações devidas aos lesados, em caso de acidente.
Há várias modalidades de seguro automóvel, com mais ou menos coberturas. Pode contratar desde o simples seguro obrigatório por Lei, vulgarmente conhecido por “seguro contra terceiros”, até, ao “seguro contra todos os riscos”.
A Lei exige, somente, que o seguro do seu carro, tenha a cobertura de Responsabilidade Civil obrigatória de forma, a garantir os pagamentos aos eventuais lesados em caso de acidente. No entanto, é possível contratar um capital adicional para esta cobertura de Responsabilidade Civil, conferindo ao proprietário e a terceiros maior protecção.
Para além do seguro obrigatório, pode também optar pelo seguro de danos próprios que cobre os danos sofridos pelo veículo seguro, mesmo nas situações em que o condutor seja responsável pelo acidente. Entre as coberturas que podem ser contratadas, destacam-se:
O seguro de danos próprios, também conhecido por “seguro contra todos”, pode ser com ou sem franquia. A existência de franquia, seja ela percentual sobre o valor do veículo, ou, fixa afecta o preço do seguro.
A franquia corresponde ao valor que fica a cargo do tomador do seguro, em caso de sinistro, responsabilizando o mesmo por parte uma parte do prejuízo.
Por fim é importante realçar que as coberturas do seguro contra todos os riscos podem ser diferentes de seguradora para seguradora. Existem seguros que englobam mais coberturas, outras que é preciso adicioná-las, e outras que estão excluídas.
Para mais informações e esclarecimentos contacte-nos comodamente, sem sair de casa, ou, do escritório por telefone, ou, por e-mail. Teremos todo o gosto em ajudá-lo.